Cabra-cega
Já deve ter um tempo que você não vê ninguém brincando de
cabra-cega por aí. Mas, caso queira reviver a tradição, basta conseguir um
pedaço de pano e reunir a turma: a cabra-cega da rodada deve ser vendada e
tentar encontrar os companheiros de brincadeira; ao trombar em alguém, deve
adivinhar quem é a pessoa – se acertar, esta passa a ser a cabra-cega.
Acredita-se que brincadeira, que já foi popular entre a criançada, tenha sido
originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média
e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor
(dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra-cega eram opção
para recreação.
,Joquempô
Tesoura corta papel, papel cobre a pedra, pedra esmaga
Lagarto, Lagarto envenena Spock, Spock esmaga tesoura, tesoura decapita
Lagarto, Lagarto come papel, papel refuta Spock, Spock vaporiza pedra que, é
claro, esmaga tesoura. Muito antes de Sheldon Cooper nos apresentar o jogo “Pedra, Papel, Tesoura,
Lagarto, Spock” (criado por Sam Kass) em The Big
Bang Theory, o joquempô já acumulava milênios de tradição. Os primeiros
registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito
durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo
com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no
século 20 já havia se espalhado pelo mundo.
Jogo da velha
Para se divertir no Império Romano, um dos jogos mais
populares era o bom e velho Jogo da Velha: marcas das matrizes de três linhas e
três colunas, que datam do ano 1 a.C., foram encontradas em diversos lugares de
Roma. Mas acredita-se que o jogo, cujo objetivo é completar primeiro uma linha
de três círculos ou xis em sequência, possa ter origem ainda mais distante. A
educadora estunidense Claudia Zaslavsky aponta em seus estudos que o
jogo poderia ter derivado de brincadeiras similares já presentes no Egito
Antigo. O jogo de mais de 4000 anos foi pioneiro nos computadores: OXO,
criado em 1952, foi um dos primeiros videogames desenvolvidos.
Amarelinha
Do 1 ao 10
para chegar ao céu. Caso você não se lembre, a amarelinha, jogo popular entre
as crianças de antigamente, tinha regras simples. Depois de desenhar o percurso
no chão (como na foto acima) jogava-se uma pedrinha na primeira casa e o
objetivo era ir pulando até chegar à marca circular, evitando a casinha em que
estava a pedra. Na volta, o desafio era se equilibrar para pegar a pedrinha.
Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos – gravuras mostram
crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma
antiga. Mas as primeiras referências ao jogo de que se tem registro confirmado
datam do século 17. No manuscrito Book of Games (“Livro de jogos”, em
português), compilado entre os anos de 1635 e 1672, o estudioso inglês Francis
Willughby já descrevia a brincadeira em que crianças pulavam sobre linhas no
chão no percurso que simbolizava a trajetória do homem através da vida.
Por : Ana Beatriz
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/conheca-a-origem-de-6-brincadeiras-populares/
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